top of page

Vamos falar de: Noronha

Noronha é mais do que um floral,

Noronha é uma expressão de vida!


Floral Noronha: Foto: Divulgação


A experiência que eu vou passar hoje, foi sobre um paciente com 80 anos que já não tinha nenhuma alegria de viver. Sua fala no consultório era uma fala pesada, de desesperança, de baixa percepção de amor consigo próprio e com as pessoas que o cercavam.


Chegou ao consultório falando:


Paciente: - Eu já não tenho mais muito tempo de vida, qualquer coisa serve, só vim aqui porque minha filha mandou. Não acredito que nada vai mudar esse meu sentimento de que eu já estou para morrer.


Então, ao ouvir essa fala, eu perguntei

Dra Ellen: - Mas, o senhor deseja morrer?


Paciente: - Ah, isso é inevitável. Todos os meus amigos já morreram. Eu só não quero ficar aqui dando trabalho para os outros.


Dra Ellen: - Mas como é a sua vida hoje? O que o senhor faz? O senhor tem alguma limitação? O senhor gostaria de fazer coisas que não realiza?


Então, ele me respondeu:


Paciente: - Se eu fosse mais jovem...


E começou a falar da sua vida, uma vida muito voltada ao trabalho, com pouco tempo para perceber o crescimento dos seus filhos, com pouco tempo para ter interações sociais e momentos de lazer.


Paciente: - Se eu pudesse voltar no tempo, eu faria tudo diferente. Iria mais à praia, teria mais amigos, faria mais amizades.


Então eu retruquei:

Dra Ellen: - Ir à praia e fazer amigos, você com 80 anos ainda pode, e por que não faz?


Paciente: - Quem vai querer minha companhia? A companhia de um velho, com limitações de movimento, uma pessoa que não tem muita habilidade de fazer amigos, eu não sou muito divertido, comentou.


Dra Ellen: - Olha, eu vou te propor um floral. O floral se chama Noronha e Noronha foi produzido na ilha de Fernando de Noronha.


Noronha é um sentimento, um sentimento de liberdade, um sentimento de alegria genuína, um sentimento de prazer pela vida.


Você gostaria dessas características na sua vida?


Paciente: - Tá, não tenho nada a perder, só estou aqui porque minha filha mandou e ela confia muito em você. Vamos lá!


Passaram-se 35 dias até a sua próxima consulta.

Tinha recomendado o floral Noronha, sete gotas, três vezes ao dia.


O paciente disse que recebeu uma ligação telefônica de um amigo da antiga empresa que ele trabalhava, no qual ele já não via há pelo menos 15 anos. Esse amigo falou que estava fazendo excursões com um grupo de amigos da terceira idade, que se chamava Excursões da Melhor Idade. Ele resolveu ir a uma excursão, foi sozinho. Foi muito bem acolhido por esse grupo e agora ele tem novos amigos. Já agendou 3 excursões. Além disso, resolveu manter a mente ativa e ingressar em um curso de idiomas.

Decidiu fazer francês, está na turma básico 1 do Aliança Francesa.

Apesar de ser o mais velho da turma, que segundo ele é bastante heterogênea, já fez novos amigos e relata que as pessoas têm bastante paciência com ele.

Me descreveu no seu retorno que a amizade é como uma flor, que a gente tem que cultivar, cuidar, para que ela permaneça a maior parte do tempo possível florida e bonita.


Percebi que Noronha retirou esse paciente da inércia para o movimento, da baixa percepção de possibilidades para a alta percepção de possibilidades, da escassez de amigos para a formação de novos amigos, de novos relacionamentos, de uma nova vida.



Abraços


Dra. Ellen Costa Mendes Soares


 

Sobre Dra. Ellen Costa Mendes Soares


Mestranda em Ciências Naturopáticas pela Universidad Europea Del Atlantico - Barcelona, Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Nutricionista graduada pelo IBMR. Especialista em Vigilância Sanitária, Saúde Pública, Saúde do trabalhador, Gestão de Recursos Humanos para a Saúde e Enfermagem do Trabalho. Trabalha na Petrobras desde 2006, e iniciou seu caminho nas práticas Integrativas de saúde a partir de 2013, onde se tornou terapeuta especialista nas seguintes modalidades:


Thetahealing, Biomagnetismo, Laserterapia, Bioenergética, Medicina Tradicional Chinesa com ênfase em Fitoterapia Chinesa e Dietoterapia, Terapeuta Floral regulamentada pela ASTEFLOR com expertise nos seguintes sistemas florais: Araretama, Bach, Saint Germain, Amazônico, Filhas de Gaia, Pacific, Alaska, Cerrado, Bush Australiano e Iapuna.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page