top of page

Ser Mulher: Um Trabalho Social em grupo com o Composto Floral Mulher da Ararêtama

Como tratar os Sintomas de TPM e Menopausa com o Composto Floral Mulher da Ararêtama


Cinco mulheres de diferentes idades abraçadas vestindo camiseta branca e calça jeans, posam para foto. A frente a imagem do vidro do Composto Floral Mulher
Composto Floral Mulher - Foto: Divulgação

Em março de 2023, falei aqui no blog sobre o trabalho que estamos desenvolvendo na ONG Rede Postinho de Saúde para Mulher: TPM e Menopausa: experiência em grupo terapêutico com a essência vibracional Mulher, da Ararêtama.


Mulher de aproximadamente 40 anos de calça jogguing preta, camiseta rosa e tenis preto em evento ao lado de banner
Ana Lúcia Braga Pedrozo - Foto: Divulgação

No dia 18/08/23, apresentei um Banner com o resumo desse trabalho no 5º Conflor (Congresso Nacional de Terapia Floral), em Campo Grande, MS.


É uma experiência muito gratificante mostrar, num evento como esse, os resultados de um trabalho com amor, luz e entusiasmo, e a conexão de Sandra Epstein.


Compartilho, abaixo, com alegria, o resumo, para que possam conhecer esse trabalho e os resultados do composto floral Mulher.


Autoras: Ana Lúcia Braga Pedrozo, Sandra Epstein, Flávia de Moraes Bertolossi, Sabrina Vieira Santana.


Introdução:


Tensão Pré-menstrual, menstruação e menopausa podem apresentar sintomas físicos e emocionais que, muitas vezes, interferem na rotina da mulher, gerando prejuízos na vida laboral, social e nas relações interpessoais.

Banner com o resumo do trabalho no 5º Conflor
Banner com o resumo do trabalho no 5º Conflor

Nos atendimentos individuais com a Terapia Floral na ONG Rede Postinho de Saúde para Mulheres (localizada no complexo PPG, três comunidades principais, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho localizados no Rio de Janerio ), observamos que os temas TPM e menopausa eram frequentes e os resultados do tratamento floral, positivos.


Decidimos ampliar esses benefícios à população feminina dessa comunidade criando o grupo terapêutico Ser Mulher. Com o intuito de contribuir, Sandra Epstein, sintonizadora da Ararêtama, produziu um composto floral especialmente para esse trabalho, a essência Mulher.




Objetivos:


Aumentar o número de mulheres atendidas, avaliar a eficácia do composto floral Mulher para tratar os sintomas de TPM e menopausa, e, com isso, melhorar o bem-estar físico, emocional e psicossocial da população feminina do PPG.


Composto Floral Mulher
Composto Floral Mulher

Materiais e Métodos: Foram selecionadas 15 mulheres com sintomas de TPM e menopausa, com idades entre 20 e 60 anos. Participaram de reuniões mensais em grupo, com duração de 2 horas, durante 4 meses, quando recebiam o composto floral em solução de uso.


Cada participante recebeu uma lista com sintomas de TPM ou menopausa, para entendimento e acompanhamento dos sintomas ao longo do tratamento, e para facilitar a avaliação dos resultados, que foram colhidos a partir dos relatos de cada mulher sobre sintomas apresentados, melhoras ou remissões dos sintomas e eventuais recaídas.



Resultados e discussão:


Os resultados positivos foram evidentes, com remissão ou redução significativa da maioria dos sintomas, e consequente melhora do bem-estar físico e emocional, refletindo na rotina e nas relações dessas pessoas. Também, o trabalho em grupo propiciou atendimento a um número maior de mulheres, reduzindo a fila de espera.


Conclusão:


Finalmente, o composto floral Mulher para TPM e menopausa mostrou-se eficaz, sugerindo seu uso individual ou em grupo e, também, posteriores pesquisas com a essência Mulher.



Abraços,

Ana Lúcia Pedrozo


 

Sobre Ana Lúcia Pedrozo


Terapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta Floral

Psicóloga formada pela UERJ

Mestre em psicologia pela UFRJ, com o tema Tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno do Estresse Pós-traumático.

Formação Florais de Bach Healingherbs

Especialização em Terapia Floral HESFA\UFRJ




 

Comments


bottom of page