top of page
  • Foto do escritorGina M.G. Sommerfeld

RELATO DA VIVÊNCIA: CURSO SÁBIAS - PROGRAMA WISE WOMAN

Atualizado: 20 de jan. de 2022

O Programa Wise Woman é uma ferramenta que a pesquisadora Sandra Epstein do Sistema Educacional Ararêtama criou, para auxiliar o indivíduo em seu processo de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal. Tendo como exemplo o modelo da Mata Atlântica, onde o comportamento biológico social das plantas traz unidade, integração e comunhão. A humanidade precisa transformar o espaço de julgamento, separação e egoísmo em Evolução Consciente.


Formado a partir de Essências Compostas, o Programa trabalhou a integração dos atributos feminino e masculino que habitam em nós, homens e mulheres, capazes de nos transformar em pessoas mais maduras, criativas e, certamente, mais felizes. Baseado em três vivências: Cuidar de Si, Cuidar do Outro e Cuidar da Comunidade, o Programa Wise Woman ajudou a refinar a nossa capacidade de auto-gestão através do refinamento em nossas relações interpessoais e possibilidades de criar projetos sociais que tragam ao planeta uma abordagem evolutiva que respeite os recursos naturais.

O Curso Sábias, tem por propósito trazer conhecimentos que permitam ao indivíduo integrar a sabedoria do “Feminino” ao novo ciclo planetário, mostrando a influência desta grande energia na família e na comunidade.


Demanda reflexões de autoanálise e experiências incríveis. Logo no início da vivência, a sensação é de que a Mata Atlântica começa a fluir dentro de nosso Ser e então começamos a lembrar de quem realmente somos: “Luz em potencial”.


A cada inspiração e expiração sentimos nosso Ser pulsando com o Universo, recriando a alegria esquecida, devido as mais diversas circunstâncias da vida desde a mais tenra idade, em nossa “Jornada da Alma, cuja missão primeira é a “autocondução”. Para isso, a alma precisa permitir que o corpo transcenda sua natureza animal, refinando-o e revelando sua Divindade e sua bondade inata. Dessa forma, a alma deve criar possibilidades para que o corpo possa ansiar escapar dos limites da existência material e conectar-se com o Universo num perfeito encaixe, corpo físico e espiritual se completam, num sagrado Processo Evolutivo-Ascencional.

A alma então é uma "bússola espiritual", que orienta o corpo em sua jornada através do mundo material, tentando educá-lo para apreciar e perseguir a espiritualidade.

Selma Barreto Diniz, Terapeuta Floral Educadora, participante desta vivência, explica que “o Curso Sábias vem selar e fortalecer as energias feminina e masculina que habitam todo ser humano. Desse casamento cósmico e sagrado surge um ser integral, consciente de si mesmo, de suas responsabilidades, seus limites consigo e com o próximo, integrado e responsável pela ecologia local e planetária”

A vivência foi feita em seis encontros mensais, organizamos atividades juntamente com o uso das Essências Florais do Kit Sábias para que pudessem auxiliar no Processo de autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal do grupo.

O encontro foi dividido em três partes. A primeira parte, com objetivo de apresentar um tema que auxiliasse o grupo a entender a importância da nossa autocondução para o Processo de Crescimento Pessoal.


A segunda parte, que denominamos “Compartilhando Experiências”, teve por objetivo a troca de experiência, momento em que os participantes do grupo compartilhavam a sua percepção quanto aos pensamentos e emoções relacionadas ao uso da Essência Composta do Kit Sábias naquele mês.


Na terceira e última parte do encontro, realizamos uma Dinâmica de Grupo com uma Essência Composta específica, com objetivo de aumentar a percepção de conteúdos relevantes acerca da vivência.

O autoconhecimento pode ser considerado um remédio para a nossa Alma, pois quando mergulhamos em nosso mundo interno observamos que mais que nossos pontos fracos, os pontos fortes são potencialidades latentes que precisam ser desenvolvidas, e é nesse sentido que a Essência Floral trabalha. Cada essência tem a virtude oposta ao nosso ponto fraco, auxiliando em nosso Desenvolvimento Pessoal. A Terapeuta Sandra Mattos relata a possibilidade de resgate da virtude oposta através da ressonância do pensamento com a virtude, quando diz: “à noite quando estou ansiosa, penso na minha conexão com as plantas, raízes, florais...”

A Terapeuta Floral Educadora, Anna Quintanilha em seu relato sobre a vivência das Essências Compostas relacionadas ao “Cuidado de Si” disse: “O Cuidando de si me trouxe a percepção de como preciso desenvolver o hábito de cuidar de mim, em todos os setores da minha vida, ao longo de todo o meu dia, nas escolhas das atividades que executo, das responsabilidades que assumo com os outros sem antes pensar no impacto que isso terá na minha vida”.


O fato de ocupar-se e de preocupar-se consigo deveria ser uma das mais importantes tarefas, porque cria a capacidade de um indivíduo se manter independente em relação ao mundo exterior. Cuidar da própria alma é ocupar-se de si, o que pode estar intrinsecamente ligado a um serviço de alma que comporta a possibilidade de um jogo de trocas com o outro e de um sistema de obrigações recíprocas que sugere a verdadeira prática social.

A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado de si está relacionado à auto-gestão, trabalha a nossa capacidade de observar e conduzir as dicotomias geradas pelos três diferentes centros: cuidando de si, cuidando do outro e cuidando da comunidade, que podem funcionar separadamente ou em sinergia, a Vivência da Mandala Sábias ajudará a refinar a nossa capacidade de auto-gestão.

A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado com o outro, é um outro aspecto importante de ser observado na Vivência Sábias/Programa Wise Woman. Os direitos dos demais são tão importantes quanto os nossos próprios direitos, e por isso é preciso tentar ser assertivo e determinar em quais momentos devemos negar e em quais momentos devemos aceitar o pedido dos outros. Se trata de defender nossos direitos, sem a intenção de ferir, mas de ser assertivo durante a relação com o outro. A assertividade se refere à capacidade de ter confiança em si para poder dizer não, impedindo assim as manipulações e chantagens emocionais dos outros. Nesse sentido, a Terapeuta Floral Claudia Soares Coelho disse: “procuro estabelecer limites e digo não quando a situação pode me ser prejudicial, física, mental ou emocionalmente”. A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado com o outro, está relacionado ao trabalho de refinar nossas relações interpessoais e melhorar a qualidade das mesmas.

Os grupos sociais habitam um mundo em constante transformação. A mudança social evolutiva acontecerá a partir das transformações das condições de vida dos grupos humanos, de sua estrutura e de seu sistema de valores. Este processo de mudança social-comunitária ocorre na esfera de um indivíduo isolado, ultrapassa a esfera de um único Indivíduo e transborda em um processo coletivo, estabelecendo assim a mudança social evolutiva a partir da consciência comum para uma consciência coletiva altruísta. A Vivência das Essências Compostas relacionadas ao desenvolvimento do Cuidado com a comunidade, dentro da Vivência Sábias/Programa Wise Woman, é voltada para esse processo.

A Vivência das Essências do Kit Cuidando da Comunidade, desperta a nossa capacidade de desenvolver projetos que tragam ao planeta uma abordagem evolutiva que respeite os recursos naturais. Trabalhando com programas de auto-gestão dentro de corporações e empresas. Elaborando e realizando trabalhos sociais. O trabalho comunitário é aquele que busca a solução dos seus problemas em comum, bem como, a busca de melhoria da qualidade de vida da população envolvida.

O Mix permite que vivenciemos em conjunto, as essências do cuidando de si, cuidando do outro e cuidando da comunidade. O uso das essências dessa forma, permite refinar aspectos que tiveram pouca observação quando usadas em separado. Esta vivência marca a continuidade do percurso pessoal, agora implicados com estas novas experiências, devido mudança no mundo mental-emocional e interpessoal de cada um.

A Vivência das Essências através de um Mix possibilitou ao grupo o desenvolvimento da assertividade através da Renovação. A Essência renovação vem brindar nosso processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da Vivência Sábias. Conforme disse a Terapeuta Floral Claudia Soares Coelho: “Uma vez que aprendemos a discriminar pensamentos e sentimentos é hora de renovar. Os sentimentos arcaicos devem ceder espaço a novos sentimentos e o "coração" deve estar aberto a novas emoções, agora em um padrão mais elevado”.

Com a participação assídua de seis Terapeutas Florais, concluímos em outubro/16 a Vivência das Essências Compostas Sábias, através do Programa Wise Woman. Realizamos o último encontro “Compartilhando Experiências”, atividade em que os terapeutas participantes compartilham sua vivência com os Compostos Florais do Kit Sábias, no Horto Florestal do Fonseca. Neste encontro tivemos a oportunidade de realizar nossa troca terapêutica, num contexto de pleno contato com a natureza, sensibilizados com a energia do ambiente.


Abraços

Gina M.G. Sommerfeld

 

Sobre Gina M.G. Sommerfeld

Especialização em Terapia Floral-UFRJ. Terapeuta Floral Educadora Healingherbs e Sistema Ararêtama.

Formação em Psicologia Clínica.


Pós-Graduação em Psicologia Social e Saúde Psicossomática.







 
bottom of page