top of page

Terapia Floral na tensão e dor muscular: O uso do Aqua Ignea Vermelho do Sistema Ararêtama


Mulher deitada com as costas nuas recebendo massagem com o Aqua Ignea Vermelho
Aqua Ignea Vermelho - Foto: Divulgação

Autoras: Suelen Adriani Marques; Sandra Epstein, Departamento de Neurobiologia - Universidade Federal Fluminense, Criadora do Sistema Ararêtama



Introdução: A tensão muscular é uma das manifestações físicas comum em situações de estresse, devido contração excessiva do músculo, que dificulta o movimento e o relaxamento após o momento de estresse. A manutenção crônica deste estado, pode ocasionar dor tensional, lesões musculoesqueléticas, e restrições nas atividades de vida diária (AVD).


O uso de terapias não farmacológicas para a dor tensional tem aumentado nos últimos anos, dentre elas, o uso das PICS. A terapia floral é um dos recursos que pode ser usado neste padrão de desequilíbrio, com abordagem de forma transpessoal, a fim de promover a cura em todos os níveis.


Desta forma, selecionamos o Aqua Ígnea vermelho, um cosmético vivo trifásico do sistema Ararêtama, composto por gel, óleo essencial (OE) de gerânio e essências vibracionais da Mata Atlântica (Ybá, Kundalini e Oyamã), para usar neste quadro clínico.


Objetivos:


Avaliar o efeito do Aqua Ígnea vermelho no relaxamento da tensão muscular e redução da dor.


Materiais e Métodos:


Realizado aplicação manual ou com frasco roll-on, do Aqua ígnea, nos pontos de dor tensional; e aplicada escala analógico-visual (sendo 0 sem dor, e 10 o máximo) pré e pós uso.


Relato da Experiência:


Após aplicação, evidenciamos redução da dor e tensão muscular, e aumento da mobilidade na região tratada. Além da função hidratante profunda, que melhora a ação da fáscia muscular; o OE de gerânio alivia o estresse, dores musculares em geral e tem efeito anti-inflamatório e analgésico.


Adicionalmente, os florais Ybá, Kundalini e Oyamã estão relacionados respectivamente com a dissolução de nódulos de dor, estímulo ao fluxo da energia e organização da clareza, assertividade e força. Ajudando a organizar o campo, alinhar a intenção e dissolver a tensão.


Conclusão:


A terapêutica proposta mostrou-se eficaz na redução da tensão e dor muscular.


Palavras-chave: tensão muscular; dor; terapia floral; Aqua Ígnea; Sistema Ararêtama.



Abraços,

Com carinho,


Sandra Epstein

 

Sobre Sandra Epstein

Uma educadora por essência e atuação e uma consultora inovadora para estes novos tempos, Sandra Epstein tem a experiência e capacidade de implementar soluções criativas que estabelecem a cooperação e equilíbrio em meio à diversidade. Isto vem de sua extensa pesquisa sobre a inteligência biológica da Mata Atlântica no Brasil, um exemplo vivo de cooperação com respeito às diferenças entre as espécies.

"Os princípios e sabedoria incorporados por esta floresta são urgentemente necessários, se a humanidade deseja realmente evoluir e prosperar." Sandra atende empresas, grupos e indivíduos. Com escritório em São Paulo e na cidade de Praga. Ministra os cursos Ararêtama apresentando e aplicando este ecossistema por vários países europeus e Japão, trabalhando também com empreendedores no Reino Unido e Europa.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page