top of page
  • Foto do escritorRedação Ararêtama

AS ESSÊNCIAS ARARETAMA E O TRABALHO SOCIAL

Desde o meu inicio como terapeuta floral, inseri na minha vida o trabalho social como fonte de satisfação. Uma das orientações do Dr. Bach era que deveríamos encontrar o nosso propósito, pois isso nos traria felicidade e saúde. Verdade.

Outra orientação e desejo dele, que estava ligado ao seu propósito, era que as essências florais chegassem aos necessitados.

O seu movimento de doação como ser humano era imenso. Ele doou o seu corpo, o seu ser inteiro, para um mundo melhor. Isso permeava o seu trabalho e a sua pesquisa, dia e noite. Só descansou quando nos deixou esse maravilhoso legado.

Quando conheci a sua história, me apaixonei! E encontrei, finalmente, o meu propósito. O Dr. Bach é a principal fonte de inspiração para o meu trabalho. Eu penso que a palavra que o define é doação, mais que amor. Amor é sentimento, doação é movimento, é ação de dar.

Mas, Trabalho Social exige parcerias e, há algum tempo, a Ararêtama me acompanha nisso. A Sandra Epstein, doadora de coração, sempre chega junto quando solicito a sua ajuda, não só com as essências, mas com disponibilidade e orientações.

Atualmente, temos um trabalho voluntario no Instituto Ensinando a Sorrir (IES), atendendo crianças e adultos somente com o Kit Ararêtama Essencial. A experiência está sendo surpreendente para mim, pois ainda não havia trabalhado apenas com um sistema. O aprendizado está sendo gratificante! Cada essência me ensina algo mais a cada formulação. Também, perceber mais do que resultados individuais: pessoas estão sendo acolhidas, estão sendo consideradas, estão sendo inseridas. Percebo isso e os sorrisos. E as exclamações de uma mãe “Não imaginei que isso fosse mudar rápido”. E a sensação se felicidade por poder proporcionar isso.

Cada pequeno resultado, implica numa transformação na vida de uma pessoa. Quando uma criança melhora a sua agitação e consegue responder aos anseios escolares, isso fará total diferença para seu desenvolvimento e para sua família. E, num sentido mais amplo, para a sociedade.


Sendo assim, a Terapia Floral deve estar diretamente vinculada ao trabalho social. No Brasil, essa consciência existe de uma forma pontual, alguns trabalhos são realizados em alguns lugares, por alguns terapeutas florais. Mas, precisamos amplificar essa consciência, talvez na própria formação do terapeuta floral como ponto de partida.

Enquanto isso, podemos pensar e falar mais sobre o tema para abrirmos esse espaço na nossa mente, no nosso coração e, então, na nossa vida.

bottom of page