Raiva – irritação, indignação violenta.
A raiva é um sentimento que nos acomete quando somos contrariados em nossas vontades, quando algo não sai a contento, quando nos sentimos injustiçados de alguma maneira.
É um sentimento negativo? Pode ser e pode não ser. Se a raiva toma conta de nós somente porque não fomos satisfeitos em nossas vontades, é negativo. Mas pode ser positivo quando nos alimentamos dela para nos dar força!
Vi raiva nos olhos de alguns atletas das olimpíadas e acho que eles se alimentaram dela para lhes dar força e energia para seus desempenhos.
Se a raiva como sentimento negativo nos acomete por motivos banais, devemos tratá-la. Vejo pessoas que são acometidas de raiva e ficam inflamadas, parece que vão explodir. Isso nos incomoda e acho que a própria pessoa se desgasta muito emocionalmente.
Nessas situações, acho que ASSÁ pode muito bem ajudar. Ela fornece luz, amor e força; possibilita o perdão e a generosidade. Equilibra amor e poder. Quando a pessoa se equilibra ela consegue ver muito melhor a situação e não se degasta tanto.
Ainda pelo lado da amorosidade, acho que MOARA seria perfeito, principalmente para explosões de raiva súbitas. MOARA dissolve padrões rígidos de comportamento, estabiliza. Conscientiza sobre o amor pessoal e incondicional. MOARA na veia, pessoal!
Podemos aliar THINI-Á ao buquê. Vai dar uma combinação maravilhosa. THINI-Á dá leveza, situação que o raivoso muitas vezes desconhece quando a raiva toma conta. Relaxa a tensão do conflito interior. É uma essência deliciosa! Todo mundo deve experimentar.
Acho que nos dias de hoje sentir raiva é mais ou menos normal. Temos muitos afazeres e pouco tempo para realizar. São tantas informações e conexões. Mas sentir muita raiva nos desgasta e perdemos muita energia carreada para o lado ruim.
Vamos usar a raiva para nos impulsionar e não usá-la como ferramenta de desgaste.
Raiva é bom quando bem trabalhada!
Abraços,
Heloisa Gomes
Sobre Heloisa Gomes
Comunicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação pela PUC/SP com Especialização em Formação de Professores, Terapeuta Floral e Facilitadora das Essências do Pacifico/ Canadá.
Formação de Florais: Sistema do Pacífico, do Alaska, Bach, Califórnia e Ararêtama.
Leia também os outros posts de Heloisa Gomes