top of page
Foto do escritorSandra Epstein

A MATA ATLÂNTICA E AS ORIGENS DA ARARÊTAMA

Atualizado: 20 de jan. de 2022

Ararêtama é uma palavra tupi-guarani que significa ‘lugar de onde se origina a luz’. O Sistema Ararêtama tem como pilar a sabedoria da Mata Atlântica. E o que significa isso?

Esta floresta brasileira, que foi reduzida a menos de 10% da área uma vez ocupada alguns séculos atrás, é uma das maiores biodiversidades do planeta.



O que torna a vida tão abundante e múltipla na floresta?

Como incontáveis seres de variados tipos e diferentes necessidades vivem em equilíbrio, partilhando recursos limitados, tais como espaço, água, sol e nutrientes escassos?


A resposta reside no fato de que não são as regras de concorrência que prevalecem, mas sim as da cooperação. Da escassez e da diversidade é gerada a abundância e o equilíbrio. As palavras-chave são cooperação, auto-organização, interdependência, resiliência, liberdade, originalidade, criatividade e respeito nascem do comportamento sócio biológico desta natureza.

Plantas e animais interagem em uma fusão, utilizando apenas aquilo que necessitam de recursos, desempenhando papéis específicos que são interligados de forma que o resultado é o equilíbrio do todo. Um equilíbrio que não é estático, mas em movimento, pois a flexibilidade é uma virtude da natureza, respondendo ao fato de que a transição é inata a vida.



Como prosperar a partir da diversidade ao invés de combatê-la? Como gerar desenvolvimento sem ameaçar a vida e o bem-estar de todas as espécies?


Como criar abundância onde há a sensação de escassez? Como criar resiliência e encarar as mudanças de forma positiva? Neste momento na história em que os pilares do atual modelo de sociedade estão sendo profundamente questionados, essa floresta é um legado de sabedoria. Soluções para grandes desafios que enfrentamos são reveladas na simples observação dos modelos oferecidos pela natureza.

A Mata Atlântica tem muito a nos ensinar.


Se quiser ir mais longe nesse caminho, conheça o curso Florais da Mata Atlântica Sistema Ararêtama.


Com carinho, abraços

Sandra Epstein


 

Sobre Sandra Epstein

Uma educadora por essência e atuação e uma consultora inovadora para estes novos tempos, Sandra Epstein tem a experiência e capacidade de implementar soluções criativas que estabelecem a cooperação e equilíbrio em meio à diversidade. Isto vem de sua extensa pesquisa sobre a inteligência biológica da Mata Atlântica no Brasil, um exemplo vivo de cooperação com respeito às diferenças entre as espécies.

"Os princípios e sabedoria incorporados por esta floresta são urgentemente necessários, se a humanidade deseja realmente evoluir e prosperar." Sandra atende empresas, grupos e indivíduos. Com escritório em São Paulo e na cidade de Praga. Ministra os cursos Ararêtama apresentando e aplicando este ecossistema por vários países europeus e Japão, trabalhando também com empreendedores no Reino Unido e Europa.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page