top of page

TRABALHO VOLUNTÁRIO COM A TERAPIA FLORAL NA REGIÃO DE MARIANA, MG, COM AS VÍTIMAS DA BARRAGEM - 2

Atualizado: 13 de jun. de 2022

Mês de junho eu e Daniella tivemos mais uma conquista: fizemos uma palestra sobre a Terapia Floral na escola de Barra Longa, para adolescentes da 6º e 7º série, na faixa etária de 12/13 anos. Apesar da empolgação, não foi fácil manter a atenção dessa turma!

O que a Dany conseguiu com maestria! Estavam bem dispersos, uns conversavam entre si, outros olhavam para fora, outros pareciam estar bem distantes dali. Demoraram um pouco para se concentrar, mas, depois conseguimos.

Essa já era uma reclamação do diretor: “Essas turmas são bem difíceis...”. Percebemos um apelo dele nesse sentido, como se pudéssemos fazer algo com os florais para “dar um jeito neles”. Segundo ele, esses adolescentes já eram assim antes da tragédia com a barragem, mas depois do que aconteceu, percebeu que pioraram. O que é esperado.


Inclusive a queda do rendimento escolar, que é observado em algumas crianças e

adolescentes que ainda estão abalados.

Ao final da apresentação, podemos oferecer os florais a quem quisesse, e eles, já bem mobilizados, ficaram na fila e esperaram: falávamos com cada um para anotar os dados.

Apesar de o nosso objetivo principal com o trabalho da Terapia Floral na região de Mariana ser o de recuperar o equilíbrio emocional abalado pela tragédia, com o tempo percebemos a necessidade de expandi-la por lá, pois é pouco divulgada. Em Barra Longa principalmente, não tem um profissional nessa área.

A Terapia Floral na Educação pode ser um caminho para penetração. Embora, a Secretaria de Educação de lá, não tenha recebido o nosso trabalho ainda, por questões políticas, os diretores e

professores são bem receptivos e nos expõem as necessidades. Pouco podemos fazer por falta desse aval, o que é uma pena. Mas, a esperança é a última que morre. E

perseveramos!!!

Abraços,

Ana Lúcia Pedrozo


 

Sobre Ana Lúcia Pedrozo


Terapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta Floral

Psicóloga formada pela UERJ

Mestre em psicologia pela UFRJ, com o tema Tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno do Estresse Pós-traumático.

Formação Florais de Bach Healingherbs

Especialização em Terapia Floral HESFA\UFRJ




 
bottom of page